quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Esquecer...

Decidi hoje limitar-me a um único tema. Sempre que começo a escrever vem um turbilhão de idéias que as vezes se transformam em frases sem sentido e sentidos desconexos!
Assistindo aula de Teorias essa semana eu descobri uma necessidade humana que nem de longe se fazia presente na minha vida: esquecer!
"O grande mal das pessoas é jogar fora a água suja e a criança junto!" ... eu ri muito quando ouvi isso e ainda por cima fiquei de zuação com uma colega de turma... "Day?!?! sabe qual é o teu mal?!?!?" -- "Jogar fora a água..."
Mas depois em casa, só, tentando estudar eu percebi a abrangência disso: porque eu simplesmente não retenho a experiência?! Porque eu não aprendo com ela?!?! Porque eu não quero esquecer... Foi minha resposta! Pensando bem... nada é pra ser esquecido: você toma vacina pro teu corpo guardar a informação da possível presença daquele vírus, certo?!?! Nem seu corpo se dá ao luxo de esquecer! Que absurdo!
Eu sempre tive uma boa memória, datas, números de telefones, lugares, pessoas que conheci, nomes e letras de músicas... minha capacidade de guardar informação sempre me trouxe muitas vantagens! E pela primeira vez eu senti inveja do meu irmão por conseguir esquecer... Esquecer que dia é hoje, esquecer o que tem pra fazer amanhã! Esquecer da vida...
Hoje, essa é a minha única necessidade não saciada! Meu corpo e minha vida precisam começar a esquecer... EU preciso esquecer!

É exatamente como disse Nietzsche:

"A vida precisa de esquecimento. A saúde do homem depende de sua capacidade de esquecer. De cada ação e de cada momento de felicidade também faz parte o esquecimento."

Cheiro...*